22 de agosto de 2007

BOLSA DE CROCHE NO PONTO SONIA MARIA COM GRAFICO E PASSO-A-PASSO


BOLSA DE CROCHET - PONTO SÔNIA MARIA
MATERIAL
- Lã Mollet da Círculo,
- Agulha de crochet 3 mm,
- Agulha de tapeceiro e
- Tesourinha
Esta bolsa foi feita em crochet circular e em três etapas:
- O corpo da bolsa;
- A alça e
- O forro da bolsa, que também é em crochet .


1ª ETAPA



1ª CARREIRA
- Faça 72 correntinhas, (caso queira fazer maior, faça sempre números múltiplos de 4);
- Faça 1 correntinha para virar;
- Faça pontos baixos até a penúltima correntinha;
- Na última faça 3 pontos baixos. Para o fundo ficar oval;
- Continue com os pontos baixos até a penúltima correntinha;
- Na última faça 3 pontos baixos novamente;
- Feche a carreira com um ponto baixíssimo.

2ª CARREIRA
- Faça uma correntinha para subir;
- Faça pontos baixos em torno de todo o fundo da bolsa, inclusive nas pontas arredondadas. Na carreira anterior aumentamos pontos, agora não vamos aumentar nenhum. Por este motivo o fundo vai ficar curvadinho.
- Finalize a carreira, com 1 ponto baixíssimo .

3ª CARREIRA


- Faça 1 correntinha para subir; - Faça 4 pontos baixos; - Faça 10 correntinha; - Fixe-as , com um ponto baixíssimo, na base do 4º ponto baixo, pegando dois fios. Está pronta a nossa primeira alça. - Faça mais 4 pontos baixos, 10 correntinhas, prendendo-as no 4º ponto baixo, pegando dois fios. Esta pronta a nossa segunda alça. - Repita este procedimento em torno de todo o fundo da bolsa. - Finalize a carreira com um ponto baixíssimo. Você vai estar com varias alças em torno do fundo da bolsa. Esta bolsa terá 18 carreiras de alças.
  4ª CARREIRA 
* AGORA VEM O MISTÉRIO DO PONTO
Vamos tecer um fio , a princípio preso somente no início. No final das 36 alças é que as encaixaremos.


- Faça 14 correntinhas, volte e prenda com ponto baixíssimo na 4ª correntinha, sempre pegando dois fios da linha;Vai ficando um fio de correntinhas e elos soltos. Depois de todas as alças prontas te direi com fixá-las nas alças da carreira anterior. - Faça mais 14 correntinhas, volte e prenda com ponto baixíssimo na 4ª correntinha, sempre pegando dois fios de linha; - Repita este procedimento até completar o mesmo tanto de elos que tem em torno do fundo da bolsa. Neste caso 36 alças. - Não finalize esta carreira. Vamos primeiro encaixar as alças da 4ª carreira dentro das alças da - Com o auxilio da agulha de crochet, você vai passar as alças da 4ª carreira dentro das alças da primeira carreira. -Para isso introduza a ponta da agulha de crochet dentro da primeira alça da terceira carreira e busque a primeira alça da 4ª carrreira e passe-a por dentro desta primeira alça da 3ª carreira. Esta feito o encaixe. - Observe para que elas fiquem sempre com o ponto da correntinha do direito. - Depois de passadas e encaixadinhas , feche esta 4ª carreira com um ponto baixíssimo na base da primeira alça. Se tentar fechar a carreira antes de encaixar todas alças, ela vai ficar virada e o ponto vai ficar do avesso. - Portanto muita atenção neste momento.
- Faça 16 carreiras de alças ( sem contar as do fundo da bolsa)com esta quantidade de correntinhas nos intervalos e nas alças. As outras duas carreiras terão pontos menores, para afunilar a bolsa.

ATENÇÃO:
Nestas duas ultimas carreiras de alças(17ª e 18ª) diminuiremos o ponto.
- Faça 10 correntinhas, volte e feche na 3ª correntinha, com um ponto baixíssimo, pegando dois fios. Você ficou com um intervalo de duas correntinhas e uma alça de 7 correntinhas. Com isso você vai afunilar a bolsa e diminuir o tamanho da sua boca. - Repita este procedimento até completar as 36 alças. Encaixe-as nas alças da carreira anterior e feche com um ponto baixíssimo. Esta pronta a 17ª carreira.


18ª CARREIRA
- Repita os procedimentos da 17ª carreira.

Para finalizar o corpo da bolsa, faça um fio de 77 correntinhas. Passe-o por dentro do elos, sempre observando para que estejam na mesma posição. Para que não fique uma alça pra lá e outra alça pra cá. Feche-o, arrematando-o, com uma agulha de tapeceiro pra que fique bem firme e não desamarre. Esta pronto o corpo da bolsa.


2ª ETAPA Agora vamos fazer a alça.

 

Ela é composta de duas tiras de 72 correntinhas cada . Depois é entrelaçada uma na outra e fixadas com pontinhos invisíveis. É uma alça achatada.

  1ª tira da alça
- Faça uma tira de 72 correntinhas ;
- Faça mais uma correntinha para virar;
 - Faça 3 carreiras com pontos baixos.
Esta pronta a primeira parte da alça.

  2ª tira da alça
- Faça uma segunda tira dos mesmos moldes da primeira.

Unindo as duas tiras
- Agora vamos costurar, com uma agulha de tapeceiro, as pontas das duas tiras. - Coloque uma sobre a outra, e costure com pontos invisíveis. - Entrelace-as, e vá firmando com a ajuda de alfinetes desmanzelo (os de cabeça furam os dedos). - Faça pontos invisíveis nas junções das tiras. Esta pronta a alça.


Argolas para unir bolsa e alça

-Faça dois fios de correntinhas .Passe-os por dentro de três alças do canto da bolsa. Prenda-os na alça, com o auxilio de uma agulha de tapeceiro. Faça de forma invisível. Esta pronto um dos lados. Repita este procedimento do outro lado da bolsa. Esta pronta a casca da nossa bolsa. Agora vamos fazer o forro dela.

 3ª ETAPA:
Forro da Bolsa


Faça o fundo do forro da mesma forma do da bolsa. Para o forro usaremos ponto baixo e ponto alto. Faça uns 10 cm de ponto baixo, para a bolsa ficar bem vedadinha. Dali pra cima faça pontos altos. De acordo com o tamanho da bolsa, quando for se aproximando da boca da bolsa, vá diminuindo a quantidade de pontos altos.
ATENÇÃO!
Aqui vai uma dica:
NUNCA PULE PONTOS PARA DIMINUIR O TAMANHO DO SEU CROCHE. Feche dois ou 3 pontos altos juntos.
Você verá que a bolsa tem um formato maior dos lados e menor no centro. O forro terá que acompanhar este formato. Para conseguir este efeito, basta que substitua os pontos altos do meio da bolsa por meio pontos altos, pontos baixos e meio pontos altos novamente e depois pontos altos. Assim ficará maior dos lados e mais baixa no centro.
Veja o meu desenho e a foto que você entenderá melhor.
Depois do forro pronto, fixe-o , com uma agulha de tapeceiro, na base da ultima carreira do Ponto Sônia Maria.
Eu fiz dois bolsinhos no fundo da bolsa. Isso propiciou que ela ficasse mais cheiinha e sem volume em cima.
Agora é só desvirá-la e esta pronta a Bolsa de Crochet no  Ponto de Croche Sonia Maria.

Qualquer dúvida é só falar.
Bons Crochets!
Abraços com carinho,
Sônia Maria
* ATENÃO!!!
NÃO  SE ESQUEÇA DE CLICAR NAS FOTOS DAS PAGINAS PARA AMPLIÁ-LAS.


16 comentários:

  1. Dear Sonia,
    Your design is great. I really inspire from it... My brain is dancing when I look at it... Thank you so much for sharing

    hugs,
    thata

    ResponderExcluir
  2. Hola sonia maría:

    sos una genia!!! gracias por pasar todo el patron.
    Inmenso trabajo el tuyo.

    felicitaciones como siempre!!!

    besitos desde argentina

    ResponderExcluir
  3. Oi Sônia, sua bolsa está linda, e a cor maravilhosa.
    Adorei o PAP, assim que tiver um tempinho irei fazer uma pra mim.
    Bjs Kátia Moreira

    ResponderExcluir
  4. oi Sônia, que linda bolsa.
    vc podia pedir pra sua amiga Elaine fazer em video para aprendermos que tal?????
    Um abraço,
    Edvanda

    ResponderExcluir
  5. adorei, estava esperando a receita da alça e voce ainda poe o forro e tudo, demais, muito obrigada por compartilhar, que Deus te abençoe muito, bjks

    ResponderExcluir
  6. Pero que hermosura y que trabajo!!! Mis felicidades Maestra!!!

    Beso enorme desde Argentina!!

    ResponderExcluir
  7. Pero que hermosura y que trabajo!!! Mis felicidades Maestra!!!

    Beso enorme desde Argentina!!

    ResponderExcluir
  8. Oi S�nia!!!!!
    Sua bolsa ficou muito bonita.
    Ah! obrigada pela visita, vc me pediu o ponto da que fiz, e ficou de mandar o e-mail. Assim que der te enviarei.
    Abra�os

    ResponderExcluir
  9. Ficou bem gira.
    Obrigada pela visita ao meu blog.
    Bjs
    Carla

    ResponderExcluir
  10. Sônia

    Bom dia!

    Estava procurando inspiração para produzir algo novo, e encontrei sua flor com as pétalas sobrepostas. Faço vários tipos, mas este modelo nunca tinha visto. Tomei a liberdade de copiar a receita e vou tentar fazê-la. Se eu conseguir, vou postar no meu blog.

    Aproveitando o momento, desejo parabenizá-la por seus trabalhos, pois são muito criativos, diferentes, muito bonitos.

    Sempre virei visitá-la para buscar inspiração.

    Tenha um bom domingo,

    Carmem

    ResponderExcluir
  11. OI, sonia, deixei um e-mail pra vc. pois só depois é que passei por aqui, de quaquer maneira obrigada, vou tentar fazer, sua bolsa é muito linda! bjs...

    ResponderExcluir
  12. Parabéns, Sônia pela invenção quando você me convidou para ver e comentar sobre o ponto, eu preferi não comentar nada porque talvez por estar com meu pai internado eu não entendi o ponto e nem poderia entender olhei várias vezes no blog da Elaine e nada mais agora com esse gráfico foi um pouco do que imaginei as alcinhas só não imaginei como prender é uma invenção maravilhosa essa invenção ainda vai te dar muitas alegrias futuras além de que você já está tendo.


    Beijos e muitas felicidades.

    ResponderExcluir
  13. Maravilhosa sua explicação!!!!
    Vou tentar fazer!
    Seu blog tem sempre coisas de bom gosto!
    Parabéns!
    bjks

    ResponderExcluir
  14. Linda a bolsa... Mas não me atrevo a fazê-la... Isso é pra "feras" como você!! Aliás, vá ao meu blog e leia um texto que coloquei lá. É a sua cara... Bjus.

    ResponderExcluir
  15. Nossa tanto tempo visitando seu blog só hoje me toquei no ponto que você criou,que por sinal é maravilhoso parabéns,antes quando eu olhava eu pensava que era trico,rs rs rs rs.Beijs...
    Josi

    ResponderExcluir
  16. bernadeteloura@gmail.com02/09/08 13:32

    Sonia sua bolsa e lindissima,croche nao e meu fraco mas tentarei fazer uma,sucesso e beijos.
    Obs estou acompanhando seu tapete atravez da elaine tentarei fazer tb.beijos

    ResponderExcluir

Olá amiga!
Desculpe o transtorno...
Estou reunindo todo o meu conteúdo de crochê no meu blog principal o http://falandodecrochet.blogspot.com... Aguardo sua visita...
Com carinho,
Sônia Maria

GOOGLE AUTORIA

PESQUISA GOOGLE AQUI!

Pesquisa personalizada

Pesquisar este blog

Carregando...

Visitas Recebidas