21 de agosto de 2007

CACHECOL DE CROCHE NO PONTO SÔNIA MARIA (CROCHET)




Olá amiga(o)!


Vocês devem estar estranhando o nome do ponto. O motivo da mudança de nome foi porque descobri um ponto de crochet com o nome Mistery .  É de uma americana. E por coincidência, também, como o meu, parecido com o tricot. Decidi então retirar o mistério do nome do ponto.O ponto que criei, a partir de hoje, se chama PONTO SONIA MARIA.
Vamos ao Croche!

Vamos ao PASSO-A-PASSO do CACHECOL de CROCHE em LÃ VERDE no PONTO SONIA MARIA.



CACHECOL DE CROCHET - PONTO SÔNIA MARIA

MEDIDAS:
1,50 cm x 9 cm de diâmetro

MATERIAL:
Lã Mollet da Círculo,
Agulha de crochet - 3 mm,
Tesourinha e
Agulha de tapeceiro.

Este cachecol é feito em crochet circular e em 3 partes.
Faz-se a primeira parte (75 cm), que é a metade do cachecol.
Depois, a segunda parte que começa a partir do início da primeira parte e vai até completar os 1,50cm.
Na terceira e ultima parte faz-se os pom-pons e fixa-os um em cada ponta.

1ª PARTE
A primeira parte deste cachecol mede 75 cm, ou seja, a metade do cachecol.

1ª CARREIRA
- Faça 11 correntinhas e volte prendendo com um ponto baixíssimo na 1ª correntinha. Esta pronta nossa primeira alça;
- Faça 14 correntinhas e volte prendendo na 4ª correntinha, pegando 2 fios da base. Esta pronta a nossa 2ª alça;
- Repita este procedimento até completar 5 alças;
- Feche com um ponto baixíssimo na base da primeira alça ( bem no meio da alça). Esta pronta a nossa primeira carreira.

2ª E DEMAIS CARREIRAS
- Faça 14 correntinhas e volte prendendo com um ponto baixíssimo na 1ª correntinha, pegando dois fios (AQUI, VC TEM A OPÇÃO, AO FECHAR COM O PONTO BAIXÍSSIMO DE FECHAR PEGANDO UM FIOZINHO DA CORRENTINHA OU DOIS FIOS, PEGUE OS DOIS FICA MAIS FIRME E MAIS BONITO TAMBÉM). Esta pronta a primeira alça da nossa 2ª carreira. As 4 primeiras correntinhas é para subir.
- Fala 14 correntinhas e volte prendendo na 4ª correntinha, pegando 2 fios. Esta pronta a nossa 2ª alça da 2ª carreira.
- Repita este procedimento até completar 5 alças. Sem fechar o círculo.

ATENÇÃO!

HORA DO MISTÉRIO DO PONTO:
- Com o auxilio da agulha de crochet, você vai passar as alças da segunda carreira dentro das alças da primeira carreira. Para isto introduza a ponta da agulha de crochet dentro da primeira alça da primeira carreira e busque a primeira alça da segunda carreira e passe por dentro desta primeira alça da primeira carreira. Esta feito o encaixe.Observe para que elas fiquem sempre com o ponto da correntinha do direito. Depois de passadas e encaixadinhas , feche esta segunda carreira com um ponto baixíssimo na base da primeira alça desta segunda carreira (AQUI TAMBÉM PEGANDO DOIS FIOS ). Se tentar fechar a carreira antes de encaixar todas alças, ela vai ficar virada e o ponto vai ficar do avesso. Ok? Portanto muita atenção neste momento.
- Faça quantas carreiras forem necessárias até atingir os 75 cm, que é a metade da medida do cachecol.
Pronto os 75 cm vamos à segunda parte.

2ª PARTE
Agora vamos fazer os 75 cm restantes. Teceremos até atingirmos 1,50 cm.
Iniciaremos a partir do 1ª carreira da 1ª parte, para que os pontos fiquem no sentido contrário aos da 1ª parte . De forma que, ao colocá-lo no pescoço os pontos, das duas pontas, tenham o mesmo sentido.

1ª CARREIRA
- Faça 11 correntinhas;
- Passe esse fio de correntes por trás da base da 1ª alça da 1ª carreira da 1ª parte;
- Forme uma alça fechando este fio de correntinhas com 1 ponto baixíssimo.
- Faça 14 correntes, puxe a lã do ponto, como se fosse cortá-lo, retire a agulha e a introduza por trás da 2ª alça da 1ª carreira da 1ª parte. Volte a agulha para a 14ª correntinha e feche a alça com 1 ponto baixíssimo na 4ª correntinha, pegando 2 fios (AQUI TAMBÉM VC TEM A POSSIBILIDADE DE PEGAR UM OU DOIS FIOS AO FAZER O PONTO BAIXÍSSIMO, PEGUE DOIS FIOS) .
- Repita este procedimento até completar 5 alças.
- Finalize a carreira com um ponto baixíssimo.

2ª E DEMAIS CARREIRAS
- Faça 14 correntinhas e volte prendendo com um ponto baixíssimo na 4ª correntinha.
- Repita os procedimentos até completar as 5 alças.
- Passe alça dentro de alça finalize com um ponto baixíssimo. Esta pronta a 2ª carreia da 2ª parte.
- Faça quantas carreiras forem necessárias para completar 1,50 cm.
Finalizados os 1,50 cm, vamos aos pom-pons.

3ª E ÚLTIMA PARTE
- Faça 2 pom-pons, deixando os fios de lã, que os amarrou, em tamanho suficiente para a fixação dos mesmos nas pontas do cachecol;
- Com uma agulha de tapeceiro, passe uma das pontas da lã que amarrou o pom-pom, dentro das alças da ponta do cachecol e fixe-o bem na ponta do cachecol.
- Repita o procedimento com o outro pom-pom.


VEJA O GRÁFICO DO CACHECOL ABAIXO.



Qualquer duvida é só falar.

Bons Crochets!

Sônia Maria


11 comentários:

  1. Oi amiga!!!
    Faz um tempão mesmo, teu blog tá lindo, cheio de novidades!!!! Eu entrei de férias mas as mãozinhas não param!!! Tô com algumas encomendas daí sobra pouco tempo pra fuçar por aí(que na verdade é o que mais gosto de fazer, ver moda!). Adorei a sua visita, só assim pra eu para um pouco e passear!
    Brigadão!
    Bjs
    Fabi

    ResponderExcluir
  2. Ficou lindo, alias como tudo que você faz!
    Bjs
    Rubia

    ResponderExcluir
  3. ola, lindo ,lindo esse cachecol, mas que tal um video , pra entendermos melhor o ponto seria otimo.

    ResponderExcluir
  4. oLÁ, LINDO MESMO, E UM VIDEO SERIA TUDO DE BOM COM CERTEZA... CONSIGO FAZAR APRIMEIRA APRTA, MAS NÃO ENTENDO QUANDO DIZ PEGAR DOIS FIOS JUNTOS... TEM COMO EXPLICAR??? POIS NÃO TENHO MUITA PRÁTICA...
    OBRIGADA
    BJO NO ♥

    ResponderExcluir
  5. Olá amiga!
    Você não me deixou seu email ou nome. Alterei no passo-a-passo. Esta com as letras em caixa alta .
    Caso vc ainda tenha dúvidas . Veja o vídeo da bolsa . Lá ensina a pegar os dois fios. OK?
    Um abraço com varias laçadas,
    Sônia Maria

    ResponderExcluir
  6. Sônia, vc fez um trabalho maravilhoso com o passo-a-passo desse ponto! Obrigada e parabéns!
    Tany

    ResponderExcluir
  7. Sónia é muito bom ter-te como amiga, obrigada por tudo , já estou a fazer uma bolsinha com o teu ponto magnífico, não vejo a hora de terminar para mostrar-te, agradece a deus o teu talento, pois é uma dádiva, posta ao serviço dos outros.
    beijinho da Guida

    ResponderExcluir
  8. Olha...achei lindo esse cachecol verde e essa boslsinha, linda mesmo...ñ tenho muita pratica em croche, sei só o basico mesmo, correntinha e ponto alto, mas andando por aqui pelo seu blog e de suas amigas vi que posso aprender com vcs lendo e vendo os videos do passo a passo da sua amiga Elaine.Sem palavras pra expressar o qto amei tudo o q vi.Meus parabéns! E que Deus abençoe a vida de cada uma de vcs.Um abraço! Caso queira me responder, meu é email: andreareis_silva@hotmail.com

    ResponderExcluir
  9. Olá qrida, boa noite!
    Gostaria de te perguntar se vc tem pap deste ponto Sônia, pois não entendi como se faz ele direito, obrigada desde já..... meu e-mail é joelmaspa@hotmail.com

    ResponderExcluir
  10. nao consigo entender quando vc falar ponto sonia maria por favor explique o nome do ponto e esse mesmo pois tou tentando ve a capa para celular branca e ta falando ponto sonia que ponto e esse por favor me de uma dica ficarei agradecida email fatimacardiologica@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fatima Alves, o PONTO SONIA MARIA é um PONTO FANTASIA do Crcoh~e que eu criei. ele se assemelha muito com o meia do tricô e com um ponto do tear que se não me engano se chama ponto meia do tear. Eu fiz um blog apenas para esse ponto. Lá posto os trabalhos que todas as amigas tecem e me mandam a foto. Lá tem vídeos que a Professora Elaine fez a meu pedido ensinando a tecê-lo. Passe por lá e veja...

      No link a seguir veja a primeira pagina do blog: http://pontodecrochesoniamaria.blogspot.com.br/

      Depois veja os posts com vídeos:
      Cachecol , bolsa e outros:
      http://pontodecrochesoniamaria.blogspot.com.br/2010/07/cachecol-de-croche-no-ponto-sonia-maria.html
      Se você tecer alguma peça com ele, e se puder me mostrar ficarei feliz.
      Beijos

      Excluir

Olá amiga!
Desculpe o transtorno...
Estou reunindo todo o meu conteúdo de crochê no meu blog principal o http://falandodecrochet.blogspot.com... Aguardo sua visita...
Com carinho,
Sônia Maria

GOOGLE AUTORIA

PESQUISA GOOGLE AQUI!

Pesquisa personalizada

Pesquisar este blog

Carregando...

Visitas Recebidas